Núcleos

Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo

O NEEP (Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo) é um órgão integrante da Faculdade de Itapema. Ele é responsável pelos cursos de extensão extracurriculares oferecidos pela instituição, ou em parceria com empresas especializadas, tendo como objetivo aperfeiçoar acadêmicos, professores e comunidade em geral nas suas diversas áreas de atuação profissional. As capacitações são realizadas por meio de eventos, palestras, seminários, workshops, oficinas, dentre outros.

Além disso, o NEEP planeja o desenvolvimento e o futuro profissional dos alunos da Avantis Itapema, uma vez que firma convênios com várias empresas da região, de diversos segmentos, em busca de vagas de estágio e oportunidades de emprego para os acadêmicos, a fim de proporcionar que eles se especializem em suas áreas de formação e adquiram experiência profissional.

Núcleo de Apoio Técnico Pedagógico

O Núcleo de Apoio Técnico Pedagógico da Faculdade Avantis de Itapema (NATEP) um órgão de apoio didático pedagógico, que se constitui como um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas dos cursos de graduação da Faculdade.

O Núcleo contribui para a formação profissional do corpo técnico e docente da Faculdade Avantis de Itapema, em busca do aperfeiçoamento pessoal, didático e metodológico, realizando estudos comuns a todos os cursos da Faculdade e setores funcionais.

Apoio ao Discente

O Núcleo de Apoio Técnico Pedagógico (Natep) comunica a toda comunidade acadêmica interessada os temas das questões discursivas de Conhecimento Geral incluídas nas provas de M2.

Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão responsável pela concepção do Projeto Pedagógico de cada curso e tem por finalidade a implantação, implementação, atualização e complementação do mesmo. O NDE é constituído pelo coordenador do curso e 30% do corpo docente.

Resolução Nº 002/2010 – Regulamento NDE.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) visa mediar processos de orientação e acompanhamento aos alunos que se encontram em dificuldades emocionais, relacionais, vocacionais, motoras, visuais, auditivas e outras que se caracterizem como necessidades educacionais de aprendizagem. As ações desenvolvidas compreendem um serviço de apoio ao aluno, preferencialmente de caráter preventivo, para que se possa num ambiente humanizador, compreender, conhecer e acompanhar a vida do acadêmico; proporcionando momentos de reflexão, tomada de consciência e possíveis soluções para as dificuldades de aprendizagem apresentadas.

Portaria Nº 017/2016 – Implementação do NAP.

Resolução Nº 042/2015 – Regulamento do Programa de Apoio Psicopedagógico.

Resolução Nº 043/2015 – Regulamento do NAP.

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAIA) é responsável pela organização de ações institucionais que garantam a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica, eliminando barreiras pedagógicas, arquitetônicas e na comunicação e informação, promovendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.
Busca-se na AVANTIS ressignificar seus espaços educativos, acolhendo os estudantes com deficiência, de forma que alcancem os objetivos educacionais estabelecidos pela IES, ou, de acordo com suas potencialidades.

Resolução Nº 003/2016 – Aprovação do NAIA.

Portaria Nº 004/2016 – Regulamento do NAIA.Nº 004/2016 – Regulamento do NAIA.

Portaria Nº 010A/2016 – Implementação do Programa de Acessibilidade e Inclusão.

Núcleo de Educação a Distância

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) é um órgão executivo que superintende todas as atividades de educação a distância da Faculdade AVANTIS, com competência para implementar políticas e diretrizes para a educação a distância (EAD), bem como garantir a implantação, implementação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo educativo na modalidade a distância, por meio de ações didático-pedagógicas, tecnológicas e administrativas adequadas.

Resolução Nº 008A/2016 – Regulamento do NEAD.

Portaria Nº 012A/2015 – Implementação NEAD.

Núcleo de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica (NIC) visa inserir o estudante de graduação com potencial promissor na prática da pesquisa científica. É o primeiro contato direto do acadêmico com a atividade científica que o leva a se engajar na pesquisa, tendo oportunidade de estudar e desenvolver um determinado tema, usando as metodologias adequadas, sempre sob a orientação e supervisão de um professor orientador. A iniciação científica caracteriza‐se, portanto, como um meio da realização de um projeto de pesquisa, contribuindo também para a formação de uma nova mentalidade no acadêmico, levando‐o a conhecer e aplicar a metodologia científica.

Resolução Nº 003/2017 – Regulamento NIC.

Portaria Nº 049/2016 – Implementação NIC.

Núcleo de Extensão

O Núcleo de Extensão (NEX) da Faculdade AVANTIS visa promover ações direcionadas ao atendimento das demandas da comunidade interna e externa; viabilizar a relação transformadora entre a IES e a sociedade; promover a integração interdisciplinar das atividades de extensão às de ensino e pesquisa; adotar práticas de extensão permanentes e temporárias para as diversas áreas da sociedade, por meio do estabelecimento de parcerias; ampliar a oferta de programas e de cursos, visando fortalecer a formação inicial e continuada nas diferentes áreas do conhecimento; sistematizar a oferta da extensão como parte integrante das atividades da Avantis, consolidando a tríade ensino-pesquisa-extensão; e promover o desenvolvimento nas áreas da comunicação, do desenvolvimento cultural, dos direitos humanos, da educação, meio ambiente, saúde e qualidade de vida, tecnologia e trabalho.

Portaria Nº 050/2016 – Implementação do NEX.

Resolução Nº 052/2015 – Regulamento do NEX.

Núcleo de Ações Internacionais

O Núcleo de Ações Internacionais (NAI) caracteriza-se como um órgão de apoio para fomentar a inovação e internacionalização por meio ações que proporcionem experiências tecnológicas, científicas e pedagógicas e mobilidade dos e acadêmicos docentes. O Núcleo é subordinado à Diretoria Geral e à Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão, constituindo-se um instrumento de incentivo, auxílio, orientação, acompanhamento, supervisão e avaliação das ações internacionais dos cursos de graduação da Faculdade AVANTIS, nas modalidades presencial e a distância e dos cursos de Pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.

Resolução Nº 001/2017 – Regulamento NAI.

Portaria Nº 030/2017 – Implementação NAI.